quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Osteoporose Previna-se contra fraturas ósseas


Osteoporose


Previna-se contra fraturas ósseas

Caracteriza-se por um declínio na densidade mineral óssea, que resulta, muitas vezes, em fraturas graves .

O pico de massa óssea é atingido entre os 20 e os 30 anos e após o mesmo, grande parte dos adultos perde densidade óssea todas as décadas. Um processo que é acelerado por fatores como:

- Menopausa: a falta de estrogénio ativa determinadas células, os osteoblastos, que decompõem o osso, libertando o cálcio que existe no mesmo para a corrente sanguínea, razão pela qual a incidência de osteoporose é bastante mais elevada em mulheres pós-menopáusicas;

- Sedentarismo: o osso é um tecido vivo, que necessita de estímulo, dado pelo exercício, para se remodelar;

- Dieta pobre em nutrientes necessários para a formação de tecido ósseo;

- Tabagismo;

- Consumo excessivo de álcool e de café.

Ao eliminarmos estes factores, reduzimos a perda de massa óssea, e de acordo com alguns estudos, torna-se possível até aumentar a densidade mineral óssea, ou seja reverter a doença.

Para tal, é necessário combinar um programa de exercício (o treino com pesos é o que garante maiores resultados) com uma alimentação rica nos nutrientes necessários para a formação de osso, que, infelizmente a nossa dieta não fornece em quantidades suficientes.

Combate à Osteoporose

Alimente bem os seus ossos

1000 a 1500mg Cálcio

300 a 500mg Magnésio

100mcg (pelo menos) Vitamina K

15mg (pelo menos) Zinco

3 mg (pelo menos) Boro

2mg (pelo menos) Manganês

3mg (pelo menos) Silício

300mcg (pelo menos) Cobre

10 a 20mcg Vitamina D

100mg (pelo menos) Vitamina C

5mg (pelo menos) B6

20mcg (pelo menos) B12

400mcg (pelo menos) Ácido Fólico

As mulheres pós-menopáusicas devem, ainda, suplementar a dieta com isoflavonas da soja, na medida em que vários estudos demonstram que estas activam os receptores de estrogénio, evitando, assim, a degradação do osso que a falta desta hormona causa.

Osteoartrose

A eficácia de uma suplementação segura nas articulações

Estima-se que 70 a 80% da população com mais de 50 anos sofra de osteoartrose (OA), doença que se caracteriza por uma degeneração da cartilagem (tecido esponjoso que separa dois ossos, evitando, assim que os dois toquem um no outro) e da membrana sinovial (que lubrifica a cartilagem).

A terapêutica normal consiste em fármacos não esteróides anti-inflamatórios, que apenas atenuam sintomas, não resolvendo o problema, chegando mesmo alguns deles a acelerar o processo degenerativo.

Felizmente, existem dois suplementos muito estudados que revelaram não só travar o processo degenerativo, como até revertê-lo. Falamos do sulfato de glucosamina e do sulfato de condroitina.

A glucosamina é produzida pelo organismo para formar cartilagem, mas à medida que envelhecemos vamos produzindo cada vez menos, o que torna o recurso a suplementos uma necessidade, existindo vários estudos a comprovar a sua eficácia no tratamento da OA. Do mesmo modo, a administração de sulfato de condroitina (que é um dos maiores componentes da cartilagem), em pacientes com OA, travou a progressão da doença. Assim, recomenda-se 1500mg de sulfato de glucosamina e 1200mg de sulfato de condroitina durante, pelo menos, dois meses.

Novidades científicas

Estudos clínicos fornecem provas cada vez mais evidentes da eficácia do tratamento com glucosamina e sulfato de condroitina. Nos Estados Unidos, mais de 3200 doentes com osteoartrite do joelho testaram, durante 24 semanas, diferentes terapêuticas para alívio da dor: glucosamina ou sulfato de condroitina isoladas, combinadas, um placebo e um fármaco anti-inflamatório (celecoxib). No final do período, o grupo que indicou maior redução de dor foi o suplementado com uma combinação diária de 500 mg glucosamina e 400mg de sulfato de condroitina. O estudo vai ser apresentado em Novembro, no Encontro Anual de do Colégio Americano de Reumatologia, uma das entidades mais conceituadas ao nível da Reumatologia mundial.

Produtos Recomendados:

Ecobone

Prevenção e tratamento da osteoporose

Este suplemento alimentar é especialmente indicado na prevenção e tratamento da osteoporose, recuperação de fracturas e fortalecimento ósseo.

A sua fórmula é composta por nutrientes essenciais – vitaminas, minerais oligoelementos e aminoácidos – para a saúde dos ossos, articulações e ligamentos. Contém também uma fonte de soja fermentada, com elevado teor de isoflavonas, altamente absorvíveis pelo organismo, e que ajudam a prevenir a perda de massa óssea. Ecobone contém ainda, por dose, metade da Dose Diária Recomendada de cálcio e uma elevada concentração de vitamina D (reduz o risco de fracturas por osteoporose), zinco, magnésio, vitamina B6, B12, C, K e ácido fólico.

Embalagem: 60 comprimidos.

Reumaplus

Combate a artroses e doenças reumáticas

Suplemento nutricional para as articulações à base de sulfato de condroitina e glucosamina. Estas duas substâncias naturais promovem, em conjunto, a manutenção e reparação das cartilagens e articulações, inibindo a progressão das doenças reumáticas. Reumaplus é eficaz no alívio da dor e inflamação, regenerando a cartilagem deteriorada, sendo indicado no tratamento de doenças osteoarticulares degenerativas, como artroses e espondiloses. Recomendado também para a recuperação de atletas que sofram lesões nas articulações e como preventivo das doenças reumáticas a partir da meia-idade.

Embalagem: 120 cápsulas



Ecoreuma

Anti-inflamatório natural

Ecoreuma é uma fórmula natural obtida a partir de extractos fluidos de plantas medicinais com grande poder anti-inflamatório. Contém unha-do-diabo, salgueiro-branco, urtiga e groselheira negra, conferindo uma acção anti-inflamatória e analgésica no tratamento de artrite reumatóide, osteoporose e gota. Ecoreuma é também um suporte nutricional para a saúde das articulações, tornando-as mais saudáveis e flexíveis, promovendo a eliminação dos agentes inflamatórios causadores de agressão articular, como o ácido úrico. Composto por uma elevada concentração de vitamina C, cujas propriedades antioxidantes protegem ainda as articulações dos radicais livres.

Sem comentários:

Enviar um comentário